Questão 01 – Leia e
relacione os textos a seguir.
O Governo Federal deve promover a inclusão digital,
pois a falta de acesso às tecnologias digitais acaba por excluir socialmente o
cidadão, em especial a juventude.
(Projeto
Casa Brasil de inclusão digital começa em 2004. In:
MAZZA, Mariana. JB online.)
Comparando a proposta acima com a
charge, pode-se concluir que
(A) o conhecimento da tecnologia
digital está democratizado no Brasil.
(B) a preocupação social é
preparar quadros para o domínio da informática.
(C) o apelo à inclusão digital
atrai os jovens para o universo da computação.
(D) o acesso à tecnologia digital
está perdido para as comunidades carentes.
(E) a dificuldade de acesso ao mundo digital torna
o cidadão um excluído social.
Questão
02
As duas charges de Laerte são
críticas a dois problemas atuais da sociedade brasileira, que podem ser identificados
pela crise
(A) na saúde e na segurança pública.
(B) na assistência social e na habitação. (D) na previdência
social e pelo desemprego.
(C) na educação básica e na
comunicação. (E)
nos hospitais e pelas epidemias urbanas.
Questão
03
CIDADÃS
DE SEGUNDA CLASSE?
As melhores leis a favor das
mulheres de cada país-membro da União Européia estão sendo reunidas por
especialistas. O objetivo é compor uma legislação continental capaz
de contemplar temas que vão da contracepção à equidade salarial, da
prostituição à aposentadoria. Contudo, uma legislação que assegure a inclusão
social das cidadãs deve contemplar outros temas, além dos citados.
São dois os temas
mais específicos para essa legislação:
(A) aborto
e violência doméstica.
(B) cotas
raciais e assédio moral. (D) estupro e imigração
clandestina.
(C)
educação moral e trabalho.
(E) liberdade de expressão e divórcio.
Questão 04
As ações terroristas cada vez mais se propagam
pelo mundo, havendo ataques em várias cidades, em todos os continentes. Nesse
contexto, analise a seguinte notícia:
No dia 10 de março de 2005, o
Presidente de Governo da Espanha José Luis Rodriguez Zapatero em conferência sobre o
terrorismo, ocorrida em Madri para lembrar os atentados do dia 11 de março
de 2004, “assinalou que os espanhóis encheram as ruas em sinal de dor e
solidariedade e dois dias depois encheram as urnas, mostrando assim
o único caminho para derrotar o terrorismo: a democracia. Também
proclamou que não existe álibi para o assassinato indiscriminado.
Zapatero afirmou que não há política, nem ideologia, resistência ou luta
no terror, só há o vazio da futilidade, a infâmia e a barbárie. Também
defendeu a comunidade islâmica, lembrando que não se deve vincular
esse fenômeno com nenhuma civilização, cultura ou religião. Por esse
motivo apostou na criação pelas Nações Unidas de uma aliança de
civilizações para que não se continue ignorando a pobreza extrema, a
exclusão social ou os Estados falidos, que constituem, segundo ele,
um terreno fértil para o terrorismo”.
(MANCEBO, Isabel. Madri fecha conferência
sobre terrorismo e relembra os mortos de 11-M. (Adaptado).
A principal razão, indicada pelo
governante espanhol, para que haja tais iniciativas do terror está explicitada
na seguinte afirmação:
(A) O desejo de vingança
desencadeia atos de barbárie dos terroristas.
(B) A democracia permite que as
organizações terroristas se desenvolvam.
(C) A desigualdade social
existente em alguns países alimenta o terrorismo.
(D) O choque de civilizações
aprofunda os abismos culturais entre os países.
(E) A intolerância gera medo e
insegurança criando condições para o terrorismo.
Questão 05 – Leia
trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo
do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens
para estudar nas escolas dos brancos.
(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o
nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios
reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo
assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação
não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram
formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando
eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e
incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o
inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram,
portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e,
embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os
nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes
ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens.
(BRANDÃO,
Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1984)
A relação entre os dois
principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação
privilegiada pelo cacique está representada por:
(A) sabedoria e política / educação
difusa.
(B) identidade e história /
educação formal. (D) ciência e escolaridade / educação técnica.
(C) ideologia e filosofia /
educação superior. (E)
educação e cultura / educação assistemática.
Questão 06
Apesar
do progresso verificado nos últimos anos, o Brasil continua sendo um país em
que há uma grande desigualdade de renda entre os cidadãos. Uma forma de se
constatar este fato é por meio da Curva de Lorenz, que fornece, para cada valor
de x entre 0 e 100, o percentual da renda
total do País auferido pelos x% de brasileiros de
menor renda. Por exemplo, na Curva de Lorenz para 2004, apresentada ao lado,
constata-se que a renda total dos 60% de menor renda representou apenas 20% da
renda total.
De
acordo com o mesmo gráfico, o percentual da renda total correspondente aos 20%
de maior renda foi,
aproximadamente, igual a
(A)
20%.
(B)
40%. (D)
60%.
(C)
50%. (E) 80%.
Questão 07
Exclusão digital é um conceito
que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno
da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da
exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje,
com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da
sociedade contemporânea.
Nessa nova sociedade, o conhecimento
é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental
para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de
informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e
aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que
se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e
aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais,
econômicos, políticos ou culturais.
Considerando as ideias do texto acima, avalie as
afirmações a seguir.
I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil
permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público alvo de
possíveis ações de inclusão digital.
II. O uso das TICs pode cumprir um papel social,
ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado
e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.
III. O direito à informação diferencia-se dos
direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os
indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.
IV. O maior problema de acesso digital no Brasil
está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da
disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.
É correto apenas o que
se afirma em
(A) I e
II.
(B) II e
IV. (D) I, II e III.
(C) III e IV. (E) I,
III e IV.
Afinal, onde estão as respostas?
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