Biometria é a ciência estatística dos fenômenos vitais; então a antropometria vai medir aquilo que e possível de ser medido no individuo; ou seja, ela parte da mensuração, da capacidade de medir e a gente medi tanto a dimensão quanto a proporção.
Para realização da antropometria:
◦ Padronização das técnicas de aferição;
◦ Instrumentos adequados;
◦ Padrão de referência (sexo, idade, estado fisiológico).
Vantagens:
◦ Procedimentos seguros;
◦ Fácil aferição (TREINAMENTO!!!);
◦ Baixo custo (equipamentos com durabilidade);
◦ Técnica padronizada – Confiabilidade;
◦ Uso amplo - é utilizado em toda população (indivíduos e coletividades).
◦ Fácil aferição (TREINAMENTO!!!);
◦ Baixo custo (equipamentos com durabilidade);
◦ Técnica padronizada – Confiabilidade;
◦ Uso amplo - é utilizado em toda população (indivíduos e coletividades).
Limitações:
◦ Não identificação de distrofias específicas; ou seja, não conseguimos saber o porque que o individuo esta de baixo peso ou de sobrepeso, para sabermos disso vamos utilizar outras técnicas mais eficazes.
Medidas x Índices x Indicadores: A medida é o peso e a dimensão, a altura, a circunferência abdominal...
O índice é a combinação das medidas como: peso por estatura, IMC por idade, entre outros isso é para termos um diagnostico mais eficaz
Os Indicadores são a classificação do estado nutricional através de padrões de referencia que permitem identificar a doença e a gravidade da doença.
Os Indicadores são a classificação do estado nutricional através de padrões de referencia que permitem identificar a doença e a gravidade da doença.
Padrões de Referência:
◦ Estabelecimento da distribuição das medidas antropométricas normais à partir da observação de indivíduos que vivam em condições socioeconômicas - culturais e ambientais, satisfatórias ao pleno desenvolvimento de seus potenciais de saúde e nutrição.
◦ NCHS/CDC (National Center of Health Statistics/Centers for Disease Control and Prevention): 2000 Curvas (Gráficos) e tabelas para 0 a 20 anos, em percentis e Z escore.
◦ Nos temos as curvas (gráficos) da OMS (Organização Mundial da Saúde) que foram criadas no ano de 2006 para crianças de 0 a 5 anos de idade e em 2007 para crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, atualmente tem se dado prioridade para utilizar as referencias da OMS, porque é um estudo mais novo que utiliza o percentil e o Z escore.
CGPAN (Coordenadoria Geral da Política de Alimentação e Nutrição):
◦ “O conjunto das novas curvas da OMS é um instrumento tecnicamente robusto e representa a melhor descrição existente do crescimento físico para crianças menores de 5 anos de idade.”
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