sábado, 25 de janeiro de 2014

Habitos Alimentares Das Pessoas Que Se Alimentam no Shopping


FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA - FASI
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS E DA SAÚDE - CCBS
CURSO DE NUTRIÇÃO
 
 
 
 
PROJETO DE PESQUISA
HABITOS ALIMENTARES DAS PESSOAS QUE FREQUENTAM  E SE ALIMENTAM NO SHOPPING DE MONTES CLAROS – MG
 
 
 
 
                                         Acadêmicos: Adriana Barbosa Moreira
                                                            Endy Hellen Costa Brito
                                                                                   Fernanda Graziele Novais Pereira
                                                               Fernada Aparecida Soares
                                                               Jéssika Oliveira de Araújo
                                                                  KeyllaTayne Nunes Barrozo
                                                               Tatiana Pedroni de Matos
  
 
 
Montes Claros - MG
Junho_ 2012
 
 
 
HABITOS ALIMENTARES DAS PESSOAS QUE FREQUENTAM  E  SE  ALIMENTAM  NO SHOPPING DE MONTES CLAROS - MG
 
 
                                                                               Trabalho apresentado para
Avaliação Final da disciplina
                                                                                  Metodologia Cientifica da
                                                                                                Professora Vanessa Rosário
                                                                          1º Semestre de 2012.
 
Montes Claros – MG
Junho - 2012
 
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO.................................................................................................4
2 JUSTIFICATIVA..............................................................................................7
3 OBJETIVOS...................................................................................................8
4 METODOLOGIA..............................................................................................10
4.1 Caracterização do Local da Pesquisa..........................................................10
4.2 População Alvo.............................................................................................11
4.3 Coleta de Dados...........................................................................................11
4.4 Análise de Dados..........................................................................................11
5 DISCUSSÃO DE DADOS................................................................................12
6 CONCLUSÃO........................................................................................................18
REFERÊNCIAS...................................................................................................19
ANEXOS


1 INTRODUÇÃO

O aparecimento das indústrias alimentares foi possível graças à Revolução Industrial, que teve origem na Inglaterra em meados do século XVIII, expandindo-se para o mundo a partir do século XIX. Foi nesse contexto que a agricultura passou por um processo de transformação e em poucas décadas houve uma ampliação no mercado agroalimentar (HERNÁNDEZ, 2005). Segundo Botelho (2006), com o surgimento dos fast foods, lanchonetes, restaurantes entre outras indústrias alimentares na praça de alimentação dos Shoppings; foi visto que ouve mudanças nos hábitos alimentares das pessoas, fazendo com que as pessoas da zona rural fossem para as cidades a procura da praticidade, onde deixaram de consumir alimentos saudáveis passando a consumir mais alimentos industrializados.
Hábitos e práticas alimentares estão inseridos no âmbito da História da Alimentação, um tema atual que acompanha a história da evolução da humanidade e culmina com a obsessão moderna de consumir lanches como a nova maneira de alimentar-se. A refeição é um momento de estar com pessoas e estar em comunhão com elas é um ponto de encontro agradável.
A rotina e o ritual das refeições estruturam a alimentação por comporem uma série de procedimentos previsíveis relacionados à comida propriamente dita (os pratos principais, as combinações, a sobremesa) ao lugar das refeições, as companhias, enfim, são procedimentos inculcados de cultura e que dão estabilidade à alimentação justamente por estarem conformadas em normas sociais bem definidas por Marshall (1996).
Segundo Bleil (1998, p.1-25), a busca pela praticidade e rapidez favorece a aceitação maior do consumo de fast foods, entre os quais, o refrigerante e o sanduíche tornam-se a melhor opção para muitos consumidores. O elevado consumo de alimentos industrializados ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares podem trazer consequências para a saúde e estar diretamente ligado a maior prevalência de doenças crônicas não transmissíveis da população.
Os dados aqui apresentados são fruto de um projeto de pesquisa efetuado em praças de alimentação localizadas em shopping centers, espaços privilegiados por concentrarem restaurantes de comida rápida, os Fast Foods entre outros. Essas praças de alimentação, embora recentes no cotidiano urbano (sua presença tornou-se marcante a partir de meados da década de 1980), contribuíram em ampla escala para a transformação do comer e instituíram novas relações entre os consumidores e o comer. 
Os fast foods moldados sob  preceitos que valorizam a eficiência, a quantidade, a rapidez e a padronização (Ritzer -1993) defrontam-se com os usos e arranjos expressos pelos seus comensais e que fazem suas próprias interpretações dessas noções. Mesmo tendo constatado que grande parte dos entrevistados assimila em seu discurso esses aspectos e, com isso, diziam apreciar a rapidez, a limpeza, a qualidade e a comodidade; além disso foram identificados outros fatores presentes no processo de decisão daquilo que será consumido. Desse modo, a organização comercial pauta-se na novidade, variedade e quantidade de forma a valorizar suas qualidades, sendo elaboradas sob matrizes distintas pelos freqüentadores e, com isso, as experiências do comer em praças de alimentação em Shopping Centers não se limitam ao homogêneo, padronizado, rápido, limpo, fácil, prático.
A casa mostrou ser o lugar da segurança, do conhecido, onde os riscos de contato com o que é impuro são controláveis. Daí a sua importância na constituição das representações do comer e a sua constante contraposição às praças de alimentação, em um jogo cujo balanço é equilibrado pela motivação do frequentador.
Por outro lado, o espaço da casa também aceita gradações: ele é visto de maneira menos romantizada, quando há uma rotina de refeições diárias no ambiente doméstico e que comer fora representa uma quebra dessa continuidade. Esse aspecto é levantado por mulheres casadas e com filhos, que geralmente são encarregadas de organizar a alimentação doméstica. Há ainda senhoras ou senhores de mais idade, casados, divorciados ou viúvos, que, por não terem mais os filhos morando em sua casa, optam por comer fora, o que possibilita organizar seu novo estilo de vida. Outros aderem às praças de alimentação devido à estrutura familiar: pais separados ou famílias com filhos em idades variadas (deixando cada um livre para sua escolha). Pessoas mais jovens e adolescentes usam a praça de alimentação como ponto de encontro: sentam-se com os amigos, conversam, fazem suas refeições e muitas vezes, terminam o programa indo ao cinema, ao teatro ou aos espaços em que há jogos eletrônicos.
A relação com o espaço é fruto de um diálogo travado entre a casa e a rua, e gera interpretações que estão condicionadas às motivações dos comensais. Nesse sentido, a refeição familiar feita em casa, na companhia de outros membros, preparada por alguém próximo e com a presença de determinados alimentos, encontra novas maneiras de expressão, elaboradas de modo a contemplar tanto Restaurantes de Comida rápida, como os fast foods, em praças de alimentação uma concepção ideal quanto àquilo que está ao alcance na prática. A ampliação das opções de fazer refeições fora reforça, sem dúvida, a multiplicidade de eventos e, muitas vezes, acaba ferindo princípios "tradicionais" do comer’, uma vez que, ao sair do ambiente doméstico, não é possível saber exatamente quem preparou o alimento ou a sua procedência. Além disso, o alimento é destinado ao consumo de muitas pessoas, em geral desconhecidas entre si, em locais e horários distintos dos normalmente associados às refeições, derivando daí a sensação de que as estruturas do comer estão sendo diluídas.
As dificuldades geradas pelo pouco tempo disponível para o preparo e consumo das refeições, a crescente necessidade de se alimentar fora de casa leva o indivíduo a decidir diariamente o que comer e de maneira rápida. Tal situação é criada pelas transformações sociais e pelo novo mundo do trabalho, os quais geram mudanças determinantes do modo de comer da sociedade.

 
2 JUSTIFICATIVA

 O estudo e o projeto de pesquisa sobre os hábitos alimentares das pessoas que frequentam o shopping Center de montes claros nos fizeram perceber que na maioria das vezes as pessoas prejudicam a saúde pelo fato da má alimentação. Preferindo às vezes consumir alimentos não saudáveis. Abordamos as pessoas para saberem o que elas consumiam quando frequentavam aquele lugar: e a maioria nos respondeu que consumiam batata frita, hambúrguer, refrigerantes, Milk shake, sorvete e pizza.

Por fim mostramos aos entrevistados a importância do nosso projeto e o motivo que nos levou a valorizar de forma tão importante uma alimentação saudável. Buscando o interesse de cada um conseguimos obter respostas para as nossas perguntas, pelas quais percebemos o interesse dos entrevistados, pois chamamos a sua atenção naquilo que é interesse de cada um; a alimentação saudável.


3 OBJETIVOS


 
3.1 Objetivo geral
Conhecer os hábitos alimentares dos frequentadores do Shopping de Montes Claros; procurando identificar a frequência do sobrepeso e Conhecer o estado nutricional das pessoas que foram entrevistadas, nós pesquisadores levantamos dados de que quando se está no shopping 78% dos clientes tem como hábito ir ao cinema, esse comportamento é mais intenso em pessoas com faixa etária entre 17 e 29 anos. Por conseqüência, assistir um filme incentiva outras atividades já que 55% dos clientes que vão ao cinema também vão à praça de alimentação. Assim como fatores alimentares e socioeconômicos associados, em jovens adolescentes estudantes do município de Montes Claros no Shopping Center. 

 
3.2 Objetivos Específicos

·         Observar com que frequência os entrevistados vão se alimentar no Shopping;
·         Observar quais alimentos são mais consumidos;
·         Identificar os fatores biológicos, ambientais e socioeconômicos associados ao estado nutricional;
·          As dificuldades geradas pelo pouco tempo disponível para o preparo e consumo das refeições;
·         Associar a frequência e tipos de alimentos relatados pelos entrevistados na praça de alimentação do Shopping; moldados sob preceitos que valorizam a eficiência, a quantidade, a rapidez, a padronização e a praticidade.
 

 4 METODOLOGIA

Este presente estudo trata-se de uma abordagem qualitativa que segundo Marconi e Lakatos (2003), viabilizam a organização e distribuição dos dados que devem ser expressos com medidas numéricas, ou seja, tabelas e gráficos resultantes da pesquisa descritiva de campo.
 

4.1 Caracterização do Local da pesquisa

A presente implantação de hábitos Alimentares foi realizada nos estabelecimentos da praça de alimentação do Shopping Center localizado na cidade de Montes Claros. Trata-se de uma cidade industrial que conta hoje com cerca de 361.971 mil habitante, possuindo, portanto, um público consumidor com razoável poder aquisitivo e também exigente e consciente do que comem.

4.2 População Alvo


A população alvo foi às crianças, os jovens e adultos que frequentam o Shopping Center de Montes Claros – MG no mês de junho de 2012.


4.3 Coleta de dados
Diante de um grupo de pessoas que frequentam o shopping utilizou-se um questionário aplicado no mês de junho de 2012 que considerou as características socioeconômicas como a idade, sexo, a frequência com que as pessoas vão ao shopping para se alimentar, estabelecidas nas seguintes escalas: sim, às vezes, não e ainda a preferencia de consumo de alimentos fritos ou assados entre outros.
O questionário possuiu questões objetivas de múltipla escolha e poucas questões abertas, mais mesmo assim facilitando a compreensão das perguntas e posteriormente o seu preenchimento.
A amostra desta pesquisa foi constituída por pessoas que estavam no momento na praça de alimentação do Shopping Center de Montes Claros, em uma faixa de 58 pessoas.

 4.4 Analise de dados
Os dados foram coletados através das entrevistas e lançados no banco de dados do Software do Windows que visibilizou a construção dos gráficos para subsidiar a analise dos hábitos alimentares das pessoas que frequentam o Shopping, de acordo com o objetivo proposto.
Essa entrevista foi realizada por uma equipe de alunos do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Ibituruna no mês de junho de 2012.


5 Discussão de Dados

Estudo baseado em pesquisa mostrou informações gerais sobre o consumo
Alimentar no Shopping de Montes Claros; devido à correria do dia-a-dia.
As mudanças dos hábitos alimentares que antes feitos em casa com a família hoje se tornarão normais em meio à sociedade principalmente com os jovens.
Foi observado que as pessoas têm suas informações voltadas para alimentos pouco saudáveis e de fácil acesso nestes ambientes como o shopping.
As preferencias estão entre os mais cobiçados lanches até a famosa batata frita que na nossa pesquisa quase todos consomem esse tipo de alimento ao vir ao shopping e nenhum consome água tão importante no nosso dia-a-dia.
Nenhuns dos entrevistados consomem frutas, mas relata achar a maçã do Mcdonalds um alimento saudável, e quando vão ao cinema comem a pipoca vendida no local; e mesmo com seus hábitos alimentares poucos saudáveis quando perguntamos o que deveria excluir do cardápio 90%dos entrevistados responderão a batata frita e o que acrescentar disseram salada de frutas.
A possível tendência de reunir-se a mesa para se alimentar tornou-se pouco frequente, por questões de tempo reduzido e pelo acesso a outros meios de diversão do Shopping, favorecendo a aceitação dos alimentos contidos em fast foods, restaurantes, pizzarias, lanchonetes que estão localizados na praça de alimentação que em geral tem grande propaganda de consumo crescendo cada vez mais o numero de pessoas nestes ambientes.
Concluindo a discursão podemos observa que os entrevistados consideram seus hábitos alimentares pouco saudáveis e se sentem culpados quando alimentam de forma errada comendo comidas calóricas que fazem mal a sua saúde.


 








 



 

6 CONCLUSÃO

 
Os resultados encontrados permitiram verificar que os alimentos oferecidos no Shopping Center de Montes Claros não são saudáveis. Foi visto que o fator que mais influência na escolha do produto é a marca, por não ser um alimento de qualidade e que os entrevistados têm consciência de que a curto e longo prazo vão trazer consequências a sua saúde. A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.


Referências


BLEIL, S. I. O padrão alimentar ocidental: considerações sobre a mudança de hábitos no Brasil. Revista cadernos de debate, Campinas, VI. 1998. p.1-25.

BOTELHO, R. B. A. Culinária regional: O Nordeste e a Cultura alimentar. 2006. 192 f. Tese de doutorado- Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília. Brasília, 2006 Disponível em: < http://repositorio.bce.unb.br>. Acesso em: 08 mar.2011.

HERNÁNDEZ, J. C. Patrimônio e globalização: o caso das culturas alimentares. In: CANESQUI, A. M.; GARCIA, R. W. D. Antropologia e nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. 306p.

Marshall. D. W. (1996), “Eating at home: meals and food choice”, in Food choice and the consumer. London, Goldsmiths University of London, 1996.

RITZER, George. The McDonaldization of society. Thousand Oaks, Pine Forge, 1993.


 Anexos

Questionário
Nome:________________________________________________idade_____
Sexo ( ) Feminino                       ( ) Masculino
 
1.A sua alimentação no shopping é frequente?
 (  )Sim                       ( ) Às vezes                       (  ) Não

2. O que você costuma comer quando vem shopping?

(  ) Toma café            (  ) Lanchar          ( ) Almoçar      outro____________________________

3.Você costuma comer no shopping alimentos assados ou fritos?
Assados ( ) Sempre                                   Fritos ( ) Sempre

               ( ) Com frequência                               ( ) Com frequência

               ( ) Às vezes                                              ( ) Às vezes

               ( ) Nunca                                                ( ) Nunca

4.Quando você costuma comer aqui no shopping você costuma comer de forma rápida ou devagar?


5.Você para de comer quando tem a sensação de que está satisfeito?
( ) Sim                    ( ) Às vezes               ( ) Não                

6.Você come frutas em algum momento de sua refeição no shopping?
( ) Sim                       Às vezes              ( ) Não

7.O que você costuma tomar quando está se alimentando no shopping?
( ) água       ( ) Suco       ( ) Refrigerante        ( ) cerveja          ( ) outros

Qual?___________________________________________

8.Quando você vem no shopping para assistir um filme o que você costuma comer? Você trás algo de casa ou prefere comprar aqui mesmo?______________________________________________________________________________________________________________________________

9.Você costuma fazer exercícios fisícos?
( ) Sim                ( ) Não
Com que frequência?
( ) 1 vez por semana
( ) 2 vezes por semana
( ) 3 vezes por semana
( ) Todos os dias

10.Qual alimento que você encontra aqui no shopping que você considera saudável?___________________________________________________

11.Qual alimento mais saudável que você  gostaria que incluíssem no cardápio do shopping?
______________________________________________________________

 12. Qual o alimento que você gostaria que excluíssem do cardápio?
__________________________________________________
___________________________________________________

13. Você acha que os alimentos que consome no shopping tem uma higienização correta?
( ) Sim                   ( ) Não
14. Você considera os seus hábitos alimentos saudáveis?
( ) Sim                   ( ) Não
 
15. Você se sente culpado quando come doce e alimentos gordurosos, no lugar de um prato saudável?
( ) Não sinto nenhuma culpa
( ) Sinto um pouco de culpa
( ) Sinto bastante culpa
( ) Minha culpa é tanta que como pensando na quantidade de calorias que estou ingerindo

 

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