Estado Nutricional?
O EN representa a condição de saúde do individuo só que esse EN pode ser interpretado tanto no ponto de vista individual como do ponto de vista coletivo.
Do ponto de vista biológico ele vai representar o Estado Nutricional individual.
Do ponto de vista coletivo existe uma serie de fatores que se associam para a gente chegar a uma estado nutricional coletivo.
INDIVIDUAL: representa a condição de saúde do individuo
A dimensão biológica esta associada tanto ao consumo alimentar quanto a utilização desses nutrientes.
Consumir um alimento é diferente de utilizar os nutrientes daquele alimento?
SIM
O habito de alimentar é voluntario mais o habito de nutrir é involuntário, isso para o Estado Nutricional Adequado; mais caso esse EN esteje inadequado vamos passar do estado de eutrofia ou Estado Nutricional Adequado para o estado de distrofia ou Estado Nutricional Inadequado. Quando esse ENI é por carência, por baixo consumo e utilização de nutrientes a gente tem a chamada doenças carências e podemos ter as distrofias por excesso; que esta associado a um consumo alimentar exagerado ou a um gasto nutricional excessivo que chamamos de distúrbios alimentares.
Se consumimos mais caloria do que gastamos a tendência é o nosso organismo acumular isso em forma de gordura, mais se gastamos mais do que consumimos a tendência é faltar; então provavelmente perderemos peso e consequentemente, gordura corporal.
Coletivo: posicionamento do indivíduo e seu grupo na estrutura social e ele não está relacionado só ao individuo mais a relação de homem/natureza/alimento.
O Estado Nutricional Coletivo não está relacionado só ao individuo em si; ele tem determinantes básicos que são as politicas publicas, as politicas de educação alimentar e nutricional, os cuidados da mãe com a criança, com a coletividade, com o grupo, os fatores determinantes imediatos que são os fatores econômicos, ambiente emocional, padrão cultural (dieta da lua, dieta da sopa, dieta...), comportamento alimentar e esses fatores vão estar influenciando em algumas doenças, influenciação dos nutrientes.
Objetivos da Avaliação Nutricional: ◦ Identificação de indivíduos sob risco nutricional (utilizar os métodos antropométricos);
◦ Identificação de patologias nutricionais e a magnitude destes (identificar o tamanho do problema encontrado);
◦ Identificar os fatores responsáveis pelo problema (avaliar isso através de questionários socioeconômico de historia familiar);
◦ Possibilitar a intervenção nutricional adequada;
◦ Monitorar a evolução do estado nutricional;
◦ Delimitar a magnitude geográfica dos problemas nutricionais em populações (está relacionado a populações, identificar a causa do problema naquela população).
A avaliação nutricional tem a finalidade de reunir informações adequadas para fazer o julgamento do estado nutricional do indivíduo/população e fazemos isso através dos métodos adequados para cada situação.
Assim:
“ A antropometria investiga as variações nas dimensões físicas e na composição geral do corpo humano, a partir de exames ou medições individuais, e a “somatória” das investigações individuais possibilita uma indicação do estado nutricional da comunidade ou população”.
METODOS DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
Métodos diretos- Antropometria: peso, altura, pregas cutâneas, perímetros, IMC
-Exames Laboratoriais: colesterol, glicose, hemoglobina, albumina
-Exames Clínicos: sinais clínicos e sintomas
Métodos indiretos- Inquérito de Consumo Alimentar: Recordatório 24hrs,Questionário de Frequência de Consumo Alimentar, pesagem direta, folhas de balanço alimentar
-Estudos Demográficos: morbidade, mortalidade, faixa etária
-Inquéritos Socioeconômicos e Culturais: ocupação, salario, escolaridade e hábitos alimentares
Métodos Diretos: “Exploram o problema em si” e por isso são indicadores diretos do estado nutricional;
◦ Expressam a manifestação biológica do fenômeno estudado.
Métodos Indiretos: Indicam como estão procedendo os determinantes do fenômeno estudado;
Poderão ser determinantes da situação de nutrição e alimentação do indivíduo e da população.
Características desejáveis:
◦ Objetividade;
◦ Simplicidade da técnica;
◦ Sensibilidade (identificar a doença em quem realmente tem a doença);
◦ Especificidade (capacidade de excluir quem realmente não tem a doença);
◦ Facilidade na interpretação;
◦ Adequação à natureza do estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário